sábado, 15 de setembro de 2007

Aquecedor Solar

Aquecedor Solar de Baixo Custo



O Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC) é uma tecnologia adequada aos climas tropicais e sub-tropicais, para pré-aquecer a água do chuveiro elétrico através da energia presente na luz solar. A tecnologia é inteiramente descrita no manual do ASBC. Os coletores são de PVC, sem os tradicionais isolamentos e coberturas de vidro que geram um aquecimento suplementar da água. Isso evita atingir altas temperaturas nos coletores e conseqüentemente de deteriorar o PVC. Pelo apresentado, essa tecnologia não é adequada a um inverno rigoroso europeu ou canadense, por exemplo. Essa escolha tecnológica permite a utilização do PVC e por conseguinte a diminuição dos custos dos materiais.














Curiosidades

É grande a importância com a economia de energia e de água nos dias atuais. Por outro lado, também é grande o desperdício de materiais nas novas construções, assim como é gerada enorme quantidade de resíduos que deveriam ser reciclados e não somente descartados é lançados junto às montanhas de entulhos das obras.
O aquecedor recebe energia do sol, através de placas que absorvem essa energia e guarda em baterias para serem usadas à noite.











Agora aprenda a fazer um Aquecedor Solar


Material

*Garrafa pet de 2 litros com tampa;
*Cerca de 3 metros de mangueira de plástico
trasparente (diâmetro externo aproximadamente
1/4de polegada e 1mm de espessura) para a serpentina
dois pedaços de mangueira, com diâmetro interno
ligeramente menor que o diâmetro externo da mangueira
da serpentina;
*Tinta preta (fosca);
*Lâmpada de filamento de 100 watts com boquilha
conectada a um fio com plugue;
*Cartolina;
*Papel alumínio;
*Supercola(adesivo instantâneo universal);
*Lata(por exenplode leite em pó) que caiba
a lâmpada com uma certa folga;
*Fita crepe.

Passo a Passo

1-Faça um cone de cartolina em torno da lâmpada fixada na boquilha e recubra o cone com papel alumínio. Enrole a mangueira de plástico transparente em torno da lata, dando umas sete voltas, formando um rolo (serpentina) e fixe-o com fita crepe. Encha a mangueira de água e vede as duas saídas. Pinte a parte interior do rolo com tinta preta. Apoie o cone no rolo, de modo que a lâmpada fique bem no centro da serpentina, sem tocar as suas paredes internas. Acenda a lâmpada para secar a tinta. A água impedirá que a mangueira derreta.

2-Faça dois furos na garrafa pet, um em cima e outro embaixo, e com super-cola fixe neles os dois pedaços de mangueira com diâmetro interno ligeramente menor que o diâmetro externo da mangueira, para encaixe justo. Encha a garrafa pet com água até cobrir o furo inferior encaixe nele uma das extremidades da serpentina, retirando antes a vedação. Coloque mais água na garrafa e aperte bem a tampa.

3-Apoie a serpentina nun suporte forrado com papel alumínio com lado mais espelhado para cima. Use o cone para tampar a abertura superior da serpentina. Acenda a lâmpada e após 10-15 minutos apaupe o fundo e o topo da garrafa.




Nenhum comentário: